sábado, 4 de maio de 2013

Toulouse do meu coração!

Depois de passar por Viena e Praga enfim Toulouse! O coração até bate mais forte só de pensar nessa cidade que eu amo tanto! 
Uma boa pergunta para começar a escrever é refletir sobre como um lugar se torna tão especial para nós. É muito simples, quando ele adquire significado!
Toulouse está situada no sudoeste da França, ela é cortada pelo Rio La Garonne,  e como grande parte de seus prédios foi construída com tijolos cor de rosa, é muito conhecida como La Ville Rose, ...e quando o sol bate então nos tijolinhos...  ela fica toda  "maravirosa"!
A cidade é conhecida como um pólo aeronáutico, nela está a Airbus e muitas outras empresas e centros de pesquisa. 


Toulouse, suas pontes e o Rio La Garonne

Como essas informações estão disponíveis em vários sites, então aqui quero contar para vocês um pouco da Toulouse que eu conheço! Falarei dos locais que passei, das comidas que apreciei, dos amigos que encontrei, ou seja, de uma cidade repleta de sabores, lugares interessantes e de pessoas maravilhosas que fazem parte da nossa família e da nossa história de vida!
Chegamos no dia 17 de junho de 2012, era o dia dos pais e também aniversário do nosso querido amigo Olivier. Ao chegar no aeroporto de Blagnac, que fica bem próximo da cidade, Olivier nos esperava. Helena ficou feliz de encontrar seu marido querido e eu de rever um grand ami!
Partimos diretamente para a casa deles onde tivemos apenas o tempo de deixar as malas, trocar de roupa e ir para o almoço festivo, afinal tínhamos vários motivos para comemorar! 

Para começar o aperitivo, champagne, torradinhas com foie-gras, tomates cerejas tudo simplesmente delicioso! Ao ser convidado para almoçar na casa de franceses prepare-se para degustar de tudo e se divertir muito tempo à mesa! Normalmente 4 horas é o que se estima, só que dependendo da turma, pode durar mais! E foi o caso!
Começamos com os aperitivos, passamos às entradas, depois fomos ao prato principal, grelhados deliciosos acompanhados de taboule, depois  o prato famoso de queijos, uma salada verde para auxiliar na digestão, e por fim as sobremesas. Como era começo de verão, as cerejas e os morangos estavam doces e com gosto de que iriam deixar saudades!

Costeletas de cordeiro 
 Cerejas
Cerejas
 Queijos e mais Queijos 
Depois do café e licor, enfim todos começaram a partir, menos nós, pois resolvemos animar o almoço com um pouco de dança. Karine, Fabienne e Carla sabem bem como fazer isso! Passamos uma tarde muito agradável lembrando das histórias e de pessoas queridas, uma delas do nosso Guy que partiu um pouco antes de eu chegar, ele deixou saudades! Em 1989 quando estivemos em Toulouse ele nos apresentou a sua "cave", um verdadeiro sonho, acho que dá um post inteirinho essa história!
Retornamos para a casa dos meus amigos e como não queríamos que aquele domingo terminasse continuamos a prosa no jardim, Minimes é um bairro típico de Toulouse, e muito gostoso! Acho que seu tivesse que escolher um lugar para morar, também seria lá!
Na 2a feira, a vida retoma seu curso e a minha amiga reservou um dia inteirinho para passearmos naquela cidade mágica, onde cada cantinho tem gosto de quero mais!
Andamos até o centro da cidade, e ao ver a Basílica de Saint-Sernin, que fica pertinho da Rue do Taur, onde moramos, o coração acelerou... De repente lá estava ela, linda, linda, linda! Depois de parar, apreciar, continuamos a caminhar... caminhar... caminhar!

 Vista da Catedral de Saint Sernin ruas de Toulouse

Cardápios completos
Passeamos muito e após ver algumas opções, decidimos almoçar em um restaurante  que se chama L'Entrecôte, onde íamos sempre, e que boa opção foi aquela!
Na entrada uma saladinha no capricho, a carne acompanhada do seu molho especial que é ótima, muitas batatas fritas, pois são servidas à vontade, uma excelente companhia e um bom vinho rosé da casa para alegrar a tarde! Você acha que precisa de algo mais? Só un petit cafe!

L'Entrecôte avec des frites e seu famoso molho

No outro dia a minha companheira de passeios foi a Carla, une petite fille douce et agréable, nos divertimos muito, tiramos várias fotos, visitamos a Alliance Française na Place do Capitole, andamos  e flanamos nas ruas sem um destino preciso.

Place du Capitole

Na hora do almoço a escolha foi deliciar "crêpes" no Le Sherpa, vizinho de onde moramos na Rue du Taur. Antes de chegar passamos pela Igreja Notre-Dame du Taur.

Igreja Notre-Dame du Taur
Que delícia!!! O menu era composto de uma salada,  crêpeà escolha e um copo de Cidra, que na França é muito boa!!!  
Crêpes, Salade Verde et un verre de Sidre
Depois de continuar o passeio pelas ruas de Toulouse, visitar as Galleries Lafayette Maison, se deliciar com as vitrines, pegamos o metrô e retornamos para a casa para esperar a família e curtir bons momentos juntos!

Esse prédio deixou saudades!









O jantar foi preparado pelo Olivier que nos surpreendeu com uma boa "Plancha", grelhou peixes e legumes para comemorar o aniversário de casamento! Muito bom!


Reservei um dia especialmente para rever lugares e pessoas que há mais de 20 anos não encontrava, foi muito agradável estar em Ramonville, passear na Edouard Belin, e depois almoçar e passar uma tarde maravilhosa com a Danny em Vigoulet-Auzil
Uma das sobremesas que mais gosto é o melon charentais, cada pedaço que experimento me faz pensar que ele é doce como a vida!




Desde que organizei a minha viagem pensei na festa da música, que é comemorada na França no dia 21 de junho. Durante o dia combinei com a minha querida amiga Olinda de nos encontramos e passearmos em Toulouse. Ela mora no centro da cidade, em um local que é muito agradável e a vista é linda!

Descobri que minha amiga, assim como eu, também adora fotografias, e fiquei surpresa em descobrir belos quadros que ela fez com fotos que expôs! Matei as saudades dos filhos dela, Fabio e Júlia,  e depois nós duas saímos para almoçar. 
Se tem algo que eu adoro e que precisava comer novamente é o couscous, um prato super saboroso, originário do norte da África. Você pode escolher a opção de carne que desejar, ou apenas com legumes. Eu sempre gostei de merguez, uma linguiça de carneiro bem apimentada e que realmente é muito especia, foi a minha opção! 
Olinda nos levou a um restaurante maravilhoso, típico e bem decorado. Depois do almoço, tomamos um thé à la menthe para auxiliar na digestão e saímos para caminhar nas ruas de Toulouse. Um ar de despedida pairava no ar!

 

A cidade já respirava música, cada cantinho estava preparado para receber os convidados para aquela noite mais do que especial, a fête de la musique! Fechamos nosso passeio com chave de ouro, andando nas ruas perto do Rio La Garonne, foi possível curtir e apreciar as belezas de la Ville Rose, aquela que de tanto gostar tomo a liberdade de chamá-la de ma Ville Rose (minha cidade rosa)! 


Esse final de tarde foi nostálgico, a saudade já começava a apertar o coração e mesmo sem querer deixar transparecer, Olinda percebeu que pela primeira vez, depois de tantos anos, de tantas idas e vindas,  eu queria ficar mais um pouco. Ela não me deixou partir e fomos tomar uma cerveja num dos bares em que mais íamos,curtimos une petite bière pression e parti como sentimento de que logo voltaria!  
Antes de sair pela manhã Carla me perguntou se eu voltaria para jantar com eles ou se ficaria na festa da música.
Aprendi nesta vida, e talvez em outras, que há momentos que não se repetem, e você quer saber se voltei para a casa?  Claro que voltei! 
Não fiquei para a festa da música, voltei para casa e fomos para a minha despedida em uma deliciosa pizzaria em Minimes, e fizemos a nossa petite fête  de la musique com  Joana, Carla, Olivier, Helena e eu. E posso dizer?  Eu não trocaria isso por nada neste mundo!
Quando você descobre um lugar onde se sente tão bem, como em casa, como se fosse seu lar, você se encontra por inteira! Em Toulouse é assim!
Enfim chegou o dia de partir, foi uma pena eu não poder ver a Joana dançar, só de ver o seu toutou imaginei que lindo seria apreciá-la deslizar ao som de uma linda música!


E chegou a hora de partir, direto do aeroporto de Toulouse le Blagnac para o aeroporto de Orly, em Paris.   De lá irei à Sceaux, onde moram os amigos, Kátia, Karl, e filhos Klicia e Killan, que há muitos anos não vejo, passarei um dia em Lamorlaye com os amigos Valerie, Alcides, Diego, Inês e Elisa, e depois encontrarei meus sobrinhos Daniela, Marcelo's e Pedro em Paris - Levallois-Perret. 
Até o próximo post!
Cleide

Nenhum comentário:

Postar um comentário