quarta-feira, 29 de maio de 2013

Madrid nasceu para brilhar - 1o dia!

Sempre digo, quando você tem amigos para auxiliar no planejamento de uma viagem tudo fica mais fácil! 
Saí no dia 23.05.2013 de São José dos Campos e tomei o ônibus das 15h30 da Pássaro Marron para Guarulhos, viagem super tranquila, apenas uma situação desagradável ocorreu logo que saímos da rodoviária. 
No primeiro ponto o motorista parou e entrou uma dona com um bebê de uns 2 meses, disse que não tinha a documentação da criança, mas que o marido trabalha na empresa XXX, informou que só tinha a carteira do convênio. O motorista a deixou a entrar para a revolta de todos. Entretanto, o interessante é que ninguém se manifestou, com exceção de mim é claro! Eu disse que era um absurdo que isso não poderia acontecer, só que fizeram de conta que não ouviram... Não me conformei ainda com aquela situação, tomei minhas providências, pelo menos fico com a minha consciência tranquila.
Cheguei em GRU Airport  super tranquila, despachei minha mala, aliás acho que posso me dar os parabéns, a cada ano diminuo o peso das minhas bagagens, ontem pesou apenas 12 kg!
Optei por embarcar logo, tudo foi muito rápido e agradável. Tenho amigos  que me perguntam se viajar sozinha é ruim, bem, gostoso mesmo é estar com pessoas queridas, ter com quem conversar e compartilhar sentimentos. Só que sinto que nunca estou sozinha, eu acho que sou uma ótima companhia para mim mesma, me conheço bem, sei do que gosto e do que não gosto, e me curto prá caramba! Podem rir à vontade, só que esta é a verdade!
Embarquei e sentei ao lado de um senhor espanhol que não queria muito papo, como eu também não querida, foi ótimo! 
Adoro quando o comissário nos convida a relaxar e aproveitar o voo... 
Serviram um jantar que tinha duas opções frango ou massa, preferi o frango, tudo acompanhado de um vinho branco. Depois um chá para relaxar e quem disse que eu dormia! Que nada!
Resolvi assistir um filme, e depois outro. Já de madrugada peguei no sono e aí sim aproveitei para descansar.
Acho que a soneca não durou muito tempo, porque logo acordei com o café da manhã sendo servido, e quando me dei conta pousamos!
Tudo se passou muito bem na alfândega, um rapaz foi parado e todos os demais seguiram.
Ao sair do aeroporto tomei o ônibus que faz a linha expressa Barajas - centro da cidade, custa 5 Euros, e realmente é muito simples.
Desci na Atocha Renfe, peguei um táxi para o Hostal Santa Cruz, que fica na Plaza de Santa Cruz. Lembrei de repetir ao taxista a frase que meu amigo Ali me enviou: "al principio de la calle Atocha, cerca de la Plaza Mayor, en frente al Ministerio des Assuntos Exteriores", assim ele não daria uma de louco comigo. O táxi custou 8 Euros. Só para se ter uma ideia, um táxi do aeroporto até o centro da cidade custa na faixa de 30 Euros, ou seja, ônibus + táxi = uma boa economia. 
Chegando no hostal fui atendida rapidamente pelo Sr. Francisco, que prontamente me passou a senha da internet, ainda bem, pois estava doida para dar notícias aos meus Hugos.
Eu fiz a reserva pelo www.booking.com, aliás sempre faço  pois são ótimos! Pedi um quarto com vista para a praça, não fumante e deu tudo certo. Quando entrei no quarto e abri as janelas olhem que bela surpresa!

Plaza Santa Cruz

Peguei as dicas do meu amigo Ali e fui desbravar a cidade! Como estava muito perto da Plaza Mayor comecei por ela. Saber que já sofreu três incêndios e que foi reconstruída é realmente gratificante.
Linda, imponente, repleta de gente, de vida, de cores! Muitos restaurantes bem turísticos estão à disposição, só que eu sempre fujo desses lugares na hora de comer!

Plaza Mayor

Permita-se andar sem destino definido, adoro guardar o mapa na bolsa e me deixar levar! Isso faz com que eu deixe um pouco de lado o planejamento e seja menos virginiana!
Andei muito, só que como eu tinha como objetivo chegar no Mercado de San Miguel, depois de rodar propositamente, cheguei onde queria! Dar mais voltas no bairro, conhecer ruas diferentes tornou o passeio ainda mais especial. 
De repente lá estava ele, maravilhoso por fora e animadíssimo por dentro! Vários bares de tapas, muita gente se deliciando com tanta comida boa! 
Como estava muito cheio, resolvi ir embora, saí por uma uma rua e encontrei uma das casas da rede Museo del Jámon, também lotado é claro!
Mercado San Miguel


Continuei caminhando até chegar na La Latina, um bairro repleto de bares e restaurantes, peguei o metrô e fui direto conhecer a Plaza de Toros de las Ventas. Que lugar lindo! Um tanto de espanhol tentando me vender ingressos para as touradas, só que meus planos eram outros.

Peguei novamente o metrô e desci na estação Ópera e andei muito, vi várias lojas legais e amei chegar na Plaza del Sol! Apreciei cada detalhe, e depois subi em direção a Calle des Apreciados, rua repleta de lojas e muita gente, fiz uma pequena pausa e retomei o passeio.
Continuei firme e cheguei na Plaza do Oriente, onde tem a Real Biblioteca, pertinho do Palácio Real, residência oficial do rei da Espanha, jardins belíssimos em volta! 
Quando tenho pouco tempo em um lugar faço minhas escolhas, e uma delas foi não entrar em palácios e nem em museus, são bons motivos para retornar e fazer essas visitas com tempo suficiente para desfrutar de tanta beleza.
Depois de tanto caminhar, fui ao Museu del Jámbon, e adorei o que escolhi!, cãna e um pata negra delicioso!

2 cãnas (chopp) e uma porção de presunto crú = 3,50 Euros

Retornei ao hotel, descansei um pouco e segui mais uma dica do Ali. Fui conhecer o Tablao Flamenco Arco de Cuchilleros, sensacional, de arrepiar, curti muito mesmo! Recomendo! Tem outros, inclusive um na Plaza Mayor, só que este que escolhi, indicação do meu querido amigo Alli, além de ter um bom preço, paguei 20 euros para entrar e tomei duas sangrias, uma com vinho branco e a outra com tinto, para cada uma é oferecida pequenas porções de chips para acompanhar, tudo custou custou 25 euros. Que show!!!!

Para efeitos de comparação o show de Flamenco da Plaza Mayor custava 35 e não foi muito bem recomendado em pesquisas que fiz na internet.





E assim terminei meu primeiro dia em Madrid, super feliz e com o planejamento do 2o dia pronto! 
Previsão: Parque Retiro, Plaza de Cibeles, Museu Caixa Fórum e seu jardim vertical, um passadinha no Vertical Caffè,  e terminar o dia no Templo de Debot. 
É claro que a ordem pode ser outra!
Hasta luego!
Besos
Cleide

Um comentário:

  1. Muito legal seu dia em madri heim, mas acho que a sua mala volta lotada....rs...
    Beijus...e quando tiver novidades me manda, adoro seus passeios.

    ResponderExcluir