segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Praga - uma paixão para o resto da vida!

Quando decidimos que também iríamos à Praga, optamos por fazer esse passeio de trem. Fiz  a compra dos nossos bilhetes pela internet pelo site  da OEBB, foi tudo muito simples, até descobrir as dicas de qual estação sair e chegar. Nossa única perspectiva era encontrar  um trem direto e felizmente conseguimos.  Nossa escolha foi partir de Wien Medling e chegar em Praha hl.n, saímos às 09h33 e chegamos às 14h18, e o melhor trem com wi-fi grátis!
Pegamos o metro no centro de Viena e chegamos em Wien Meidling com tempo suficiente, aproveitamos para conhecer duas americanas bem legais, mãe e filha,  que resolveram desbravar alguns países de leste europeu.
Também tivemos a oportunidade de ver um embarque de uma pessoa portadora de ndeficiência, foi espetacular a atenção da equipe da estação.
Ao entrar no trem ficamos em um vagão com mais 3 pessoas e foi bem tranquilo, ninguém queria conversa, eles apenas se preocupavam em ficar na internet e com o fone de ouvido. Eu também queria isso, só que por algum motivo não consegui conexão. Foi bom para apreciar a linda paisagem que uma viagem de trem nos proporciona!
Aproveitei para conhecer o vagão restaurante e tomei uma cerveja forte e encorpada, a Paulaner, gostosa, só que mais amarga do que normalmente gosto, afinal continuávamos com a nossa meta de experimentar várias cervejas!
No trem você já começa a ouvir o tcheco e daí você constata que não dá para entender absolutamente nada!!! É uma sensação estranha, só que ao mesmo tempo gostosa, pois faz com que você se abra ainda mais para o novo e para as descobertas que estão por vir!

Para chegar em Praga tínhamos a opção de pegar táxi, só que como não somos marinheiras de primeira viagem, optamos por seguir as dicas encontradas na internet. Reservei o transfer   até o hotel com a Prague Airport Transfers. Eles foram ótimos, passaram todas as informações por e-mail, e o melhor sem  precisar efetuar  pagamento adiantado. Recomendo!

Conforme combinado o nosso motorista estava nos esperando na estação com uma placa, eles era super apressado, pois tinha outro transporte para fazer em seguida. Acordamos com a empresa o transporte da estação até o nosso hotel, e também do hotel para o aeroporto, que fica um pouco mais afastado, para os dois serviços pagamos o total de 37,50 Euros. Valeu pela comodidade, tranquilidade e segurança.

Antes de viajar entrei em contato com a Tania, uma guia turística que vive em Praga, apesar de não termos utilizado os serviços dela, tivemos excelentes referências, fica a dica para quem precisar:

Na saída da estação você já começa a observar o quão diferente é Praga, linda, colorida, simpática. Nosso motorista nos levou até o hotel, esse foi um achado, um amigo tinha ido um pouco antes de gente e indicou o Panorama, sensacional! Localizado no lado mais novo e moderno da cidade, ele é um 5 estrelas maravilhoso que pertence a um grupo que se chama Corinthia, um luxo! Pagamos 98 Euros por dois dias de estada, com café da manhã, a reserva foi feita pela internet, pela http://www.booking.com/.
Deixamos nossas bagagens e fomos para o metrô que fica justamente em frente ao hotel, ao lado de um shopping bem bacana.
Tentamos tirar dinheiro no caixa eletrônico só que por alguma razão não conseguimos, procuramos uma casa de câmbio no shopping, só que também não encontramos. Tentamos trocar euro com algumas pessoas, porém elas não falam  inglês, francês, espanhol e muito menos português. Enfim avistamos um rapaz que tinha cara que falava pelo menos o inglês que prontamente nos ajudou a comprar balas no jornaleiro, demos  em euro e a ele nos restituiu o troco em coroa tcheca, até que por um bom câmbio. E lá fomos nós desvendar o que Praga tem para oferecer!

Nosso objetivo era estar  às 18:00 na praça da Cidade Velha para curtir o espetáculo do  relógio astronômico medieval. Adoramos! Em seguida continuamos passeando, aproveitando ao máximo tudo que tínhamos a nossa volta.

No próximo post continuaremos explorando Praga, pois tivemos um dia inteiro de passeios naquele lugar que deixou saudades!