domingo, 22 de junho de 2014

Ainda em Portugal

Estar em Portugal nos leva sempre a refletir sobre como é gostoso encontrar nossas raízes,. Em cada cantinho de Lisboa eu notava algo que se assemelhava ao nosso país ou a nós mesmas. Para aproveitar bem a viagem é preciso deixar de lado a implicância e discriminação que alguns brasileiros costumam ter em relação a esse país que depois de se reinventar voltou totalmente acordado para nós!

Lisboa é uma cidade pronta para o mundo, possui bons restaurantes, bons preços e lugares lindos para visitar e se deixar levar, e é isso que gosto de fazer, aproveitar cada momento como se não houvesse amanhã!

Depois de um primeiro dia repleto de diversão, acordamos cedo e tomamos nosso delicioso café da manhã na Pensão Praça da Figueira, pegamos o bonde e fomos passear. Nosso destino inicial deveria ser a Torre de Belém. 

Digo, deveria, porque na verdade, acabamos chegando apenas até o Monumento aos Descobrimentos, e valeu realmente o passeio, leia mais  no link sobre este monumento, que também é conhecido como monumento aos navegantes.
 Monumento ao Descobridores 
Rio Tejo
Para ir a este monumento, o melhor jeito e o mais fácil é pegar o eléctrico 15E na Praça da Figueira e descer em Belém, mas claro que fizemos diferente, tivemos um pouco mais de trabalho, felizmente deu tudo certo! 

Andamos, apreciamos a belíssima paisagem e aproveitamos os poucos momentos que lá passamos Neste dia ventava muito, e resolvemos mudar nosso trajeto. Voltamos para o centro de Lisboa e continuamos a explorar um pouco aquela cidade maravilhosa.

Pegamos o eléctrico 12E, sempre na Praça da Figueira,  para conhecer o seu trajeto e saímos meio que sem destino, com o único objetivo de aproveitar o passeio de bonde e fotografar as belas ruas da cidade. Foi um passeio relativamente rápido. A cada dia estávamos ainda mais familiarizadas com o transporte da cidade e isso nos ajudou bastante para os próximos dias de nossa viagem.

O Mosteiro dos Jerônimos e a Torre de Belém são paradas obrigatórias, não tem essa de achar que pode passar sem ver, e no final do dia, como na época em que fomos, maio, os dias já começam a ser longos, resolvemos ir até lá.

Começamos pelo Mosteiro dos Jerónimos, o mais simples é pegar o eléctrico 15E e descer na estação com o mesmo nome. Entramos pela igreja de Santa Maria de Belém, uma das principais igrejas-salão da europa, e chegamos bem na hora em que começava a missa. Ficamos o tempo suficiente para apreciar a sua belíssima arquitetura e sentir o clima do ambiente! 

Nessa igreja você poderá encontrar os túmulos de Vasco da Gama, Luís de Camões, Costa Mota, Abel Manta, entre outros. 
 Igreja de Santa Maria de Belém

Apreciamos a beleza arquitetônica do Mosteiro dos Jerónimos, cujo nome oficial é Mosteiro de Santa Maria de Belém, é muito lindo e o retrato vivo da verdadeira ostentação e de símbolos da navegação. Ele foi declarado  patrimônio mundial da UNESCO, e em julho de 2007 eleito uma das 7  maravilhas de Portugal. Recomendo e muito a visita!
 Vista lateral do Mosteiro dos Jerónimos 

Depois, pegamos novamente o eléctrico 15E e fomos até a Torre de Belém. Lembrar que o mais simples para chegar até ela é descer na estação que se chama Largo da Princesa, depois é só atravessar a rua e você a verá de longe! Atravesse a passarela e se delicie com a belíssima paisagem desse monumento situado na beira do Rio Tejo!

A Torre de Belém, também conhecida como a Torre de São Vicente, em homenagem ao protetor de Lisboa, foi mandada construir pelo rei D. Manuel I, em 1514, para defender a entrada do Tejo dos barcos inimigos. É impressionante como ela é bonita, como já era no final do dia, estava fechada e pudemos apenas apreciar a parte externa. Ela também foi classificada, desde 1983, como patrimônio mundial da UNESCO, e, em 2007, foi eleita uma das 7 maravilhas de Portugal.  

Após essa aula de história maravilhosa que tivemos ao vivo e em cores, fomos apreciar o tão famoso pastel de nata mais famoso do mundo! Você pode comer esses pastéis em qualquer lugar em Lisboa, seja uma padaria, pastelaria, só que eu lhe asseguro, nunca, nunca eles serão iguais aos que você apreciará na verdadeira fábrica de Pastéis de Belém, localizada próxima ao Mosteiro dos Jerónimos! 

Apreciamos morninho, com açúcar e canela polvilhados, simplesmente divino, e o local vale a visita!  No dia em que fomos não havia muita fila, agora se quando você for tiver, paciência  ... será a palavra de ordem, vá por mim, enfrente-a com o coração aberto e se delicie com esse prazer dos Deuses!
Gostamos tanto que tentamos voltar em um outro dia, só que as filas estavam realmente enormes, e como nosso tempo era curto, optamos por nem parar.

Com um dia tão maravilhoso, resolvemos explorar um pouco mais da Praça Martim Moniz que nos pareceu um lugar repleto de novidades! Ela foi totalmente revitalizada, e a mistura de raças podem conviver em um lugar amplo, agradável com suas cores próprias e uma sonoridade sem explicação. O local está cheio de quiosques que servem bebidas e pratos típicos, encontramos até um "botequim"super disputado pelos frequentadores!  É o mercado  de fusão onde se respira cultura e se descobres!

Adoramos conhecer e passar bons momentos em um final de tarde! Recomendo e muito a visita!                 


E no final do dia, depois de muito se divertir, resolvemos retornar ao hotel e se preparar para o jantar. Resolvemos conhecer  o Tasca D'Lyon, um verdadeiro achado na Rua dos Sapateiros! Lugar charmoso, comida boa, atendentes super simpáticos e preços excelentes!

Iniciarei o próximo post contando como foi a experiência!

Um abraço e até lá!
Cleide

Fotos: Cleide Gomes (todos os direitos reservados). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário