sábado, 7 de junho de 2014

Chegada em Lisboa - Portugal um país que soube se reinventar!

Embarcamos pela TAP em  voo  direto de Campinas para Lisboa com duração de  9 horas! O avião era bem confortável, e o serviço de bordo excelente. Desde a compra dos bilhetes até  o retorno me comuniquei com a TAP utilizando o sistema de mensagens no facebook, e para a minha boa surpresa, a companhia em todos os momentos procurou atender às solicitações e esclarecer nossas dúvidas.
Chegamos em Lisboa por volta das 12:30h do dia 14 de maio de 2014, como já tinha pesquisado na internet  que poderíamos pegar o metrô no aeroporto e chegar diretamente no nosso destino, fizemos isso. Você também tem outras opções como autocarro (ônibus), shutlle,  e táxi. Sinceramente, o metrô, além de ser muito mais em conta, é super simples!

O aeroporto de Lisboa é um dos maiores da Europa, para encontrar o metrô basta seguir as placas  e comprar diretamente o seu ticket  nas máquinas ou no guichê. Você usará a linha vermelha, que vai do  aeroporto a diversas regiões da cidade.

Uma boa opção é o ticket Viva Viagem que custa apenas 0,50 de euro e é recarregável. Vale muito a pena carregar os 5 euros/dia e poder utilizar os transportes metro, ônibus, Tram, bondes, conhecidos como "electricos", durante 24 horas.

Pegamos a linha vermelha e fomos para o centro de Lisboa, tivemos que descer na Estação Alameda para trocar de metrô,  pegar a linha verde, e descer em Rossio. O bom é que tudo é muito organizado, tem elevadores e escada rolante!
 Aeroporto de Lisboa
 Metrô de Lisboa - Linha vermelha

Depois de inúmeras pesquisas na internet, optamos por ficar na Praça da Figueira, localizada na Baixa Pombalina, bem no centro histórico da cidade, estação de Metrô Rossio. Escolhemos a Pensão Praça da Figueira que recomendo muito, pois tem uma excelente localização, pessoas simpáticas, café da manhã super gostoso e preços corretos. O mais legal é que você tem acesso a todo tipo de transporte, e isso facilitou muito a nossa vida!

O dono da pensão é o Sr. Leonardo, muito simpático e em todas as nossas trocas de mensagens sempre me atendeu com muita atenção. Inicialmente, conseguimos um apartamento no quarto andar, porém como é um prédio antigo, não tem elevador, o que dificulta um pouco a subida das bagagens. Na chegada a Ludmila, que gentilmente nos recebeu, nos auxiliou com as malas.

Desde o início tive a esperança de conseguir um outro no segundo andar, onde começa a pensão, e felizmente deu certo. Primeiro ficamos em um quarto menor, com frigobar, telefone, tv de tela plana, ar condicionado e banheiro privativo. Depois fomos para o 208, um quarto bem maior, com um pequeno escritório, poltrona confortável, chaleira, frigobar, microondas, e televisão de tela plana. A diária custou na faixa de 56 euros para duas pessoas, com o café da manhã incluso.

O sinal da internet nos quartos não era muito bom, mas o Leonardo disse que eu poderia usar o computador que é disponibilizado aos hóspedes, sem custos. O bacana também é que a pensão deixa à disposição uma linda garrafa com vinho do porto para que possa se servir, eu nem preciso dizer que passamos várias vezes para visitá-la! Gostei tanto da Pensão Praça da Figueira que se retornar à Lisboa, pretende ficar no mesmo local!

Na praça da Figueira você tem um pequeno supermercado onde encontrará tudo que precisa, e que facilitou bastante a nossa vida, pois os preços são bem mais em conta do que qualquer café, loja, etc. Eles também vendem comida pronta, muitas frutas deliciosas, e as mais diversas bebidas.

Primeiro quarto em que ficamos
Segundo quarto (208) maior e muito melhor!

Vista da sala de café da manhã

Deixamos as malas e  perguntamos à Ludmila se a Cervejaria Ramiro ficava perto, logo de cara ela nos elogiou pela excelente escolha e disse que poderíamos caminhar até lá. Nos deu um mapa e explicou exatamente como chegar, foi simples. No caminho já começamos a conhecer a redondeza e percebemos o tanto  que nos divertiríamos em Lisboa!

Da Praça da Figueira você consegue avistar o Castelo de São Jorge, e nos planejamos para visitá-lo no outro dia, assim como outros lugares da cidade: Baixa, Alfama, Rossio e claro o Bairro Alto.

Nosso foco no primeiro dia era comer e conhecer um pouco do centro histórico e lá fomos nós. A cervejaria Ramiro é um local muito pitoresco, data de 1956, e sua especialidade passam pelo delicioso Pata Negra, e deliciosos mariscos. Ao entrar no recinto extremamente agradável, você logo se depara com as inúmeras possibilidades, e pode ter certeza que ficará em dúvida sobre o que escolher.

Os preços em Portugal são excelentes e nos fizeram refletir como o nosso Brasil está caro!  É muito mais barato viajar para fora do que no nosso país!

Uma estratégia legal é dar uma olhadinha nos pratos dos clientes ao lado... e claro que fizemos isso e optamos por gambas à la aguilho, camarões no azeite servidos com alho, acompanha pão torrado, e para  beber a cerveja portuguesa Sagres, uma delícia!

Em seguida, caminhamos sem um destino específico, aliás o que mais adoro é desvendar uma cidade pelas suas ruas estreitas. Chegamos à Rua Augusta e nos deparamos com o seu lindo portal! E continuamos andando, até avistar a praça do comércio, linda e maravilhosa!
Sardinhas Portuguesas, Cavalinhas, etc.
 Portal da Rua Augusta - 1873
 Praça do Comércio

Depois de muito andar fomos para o hotel descansar, pois teríamos uma programação intensa pela frente!

Acordamos cedo, tomamos nosso delicioso café da manhã e fomos carregar o nosso cartão Viva Viagem em uma loteria da Praça da Figueira, pois se pagar o bilhete no bonde, sai mais caro. Em seguida, caminhamos até a Praça Martim Moniz para pegar o Electrico 28E  e fazer a rota até Martim Moniz  - Campo Ourique (Prazeres)

Gostaria de chamar a atenção para um eléctrico turístico vermelho que cobra 18 Euros... na minha opinião não vale a pena, pois prefiro muito mais o dia-a-dia do que andar naqueles transportes específicos para turistas.

No primeiro diz optamos por fazer a rota completa até o final, e foi uma delícia!   Os bondes estão sempre lotados, e mesmo chegando bem cedo na praça para pegar o 28E, já tinha fila de turistas, muitos, mas muitos franceses e espanhóis!

Lisboa é uma cidade cheia de charme, tem uma sonoridade especial com os seus eléctricos que passam por diversos pontos da cidade. Ela preserva seus cantinhos mais tradicionais!
Eu diria que é um dos locais na Europa em que a convivência do novo com o antigo é a mais harmoniosa possível.  Também tem seus problemas, e espero que os lisboetas cuidem desse patrimônio maravilhoso para que ele não se deteriore.

No segundo dia, pegamos novamente o bonde e passeamos em outros locais da cidade, desta fez, optamos por descer em alguns  locais estratégicos.

Elevador de Santa Justa

Subimos pelo elevador de Santa Justa e passeamos na Praça do Carmo, apreciamos lugares maravilhosos, curtimos cada momento e na hora do almoço procuramos um lugar simpático para apreciar um bom bacalhau.

Tomamos nosso aperitivo no bar e restaurante do Adriano, mas como as mesas na parte externa estavam todas ocupadas, optamos por descer um pouco mais e descobrimos um lugar especial, o Restaurante da Calçada.

Restaurante do Adriano

Conversamos bastante com o dono do restaurante da calçada que não mediu esforços para nos explicar cada prato, ele era muito simpático e lamento não ter guardado o nome dele. Dissemos que daríamos mais uma volta e que voltaríamos para experimentar o bacalhau a lagareiro, que foi uma excelente escolha!

Restaurante de Calçada
Bacalhau a lagareiro, uma delícia! Faltou a foto do vinho...

Outras fotos de nosso passeio!

Praça Rossio
Clemilda experimentando as delícias portuguesas!
 Feirinha na Praça da Figueira
Praça da Figueira

No próximo post contarei sobre mais sobre outros passeios, e também sobre outros momentos bem especiais que passamos em Portugal!
Até mais.
Abraços,
Cleide

Fotos: Cleide Gomes (todos os direitos reservados).