terça-feira, 24 de junho de 2014

França - Paris e Toulouse aí vamos nós!

Ir à Portugal e não ir à França não faria sentido, nossa viagem ficaria incompleta. Então combinei com minha irmã que faríamos também Paris e Toulouse, assim teríamos a oportunidade de conhecer a mais nova sobrinha-neta da família, e  também poderíamos realizar um dos sonhos da Clemilda, que  era andar de TGV - train à grande vitesse, ou "de grande velocidade" em português.

Saímos de Lisboa na segunda-feira, 19 de maio de 2014, e optamos por pegar um táxi na Praça da Figueira onde se encontra vários carros à disposição.  Vale a pena contar um fato interessante que vivenciamos no aeroporto de Lisboa. Pergunte no setor de informações quanto custaria um táxi do aeroporto até o centro, e a atendente, muito gentil, nos disse que, como em vários outros lugares, nem todos são sempre tão honestos, e que o melhor seria pegar o metrô ou o ônibus executivo - aerobus, que também tem tarifas interessantes. Aprendemos direitinho e optamos  na chegada pelo metrô.

Dica super importante, apesar do táxi ser relativamente barato em Lisboa, negocie sempre o preço  antes de entrar  no carro!

Sabíamos que o valor  de uma corrida do centro ao aeroporto poderia variar até 15 Euros, e como já disse em outros posts, quando temos o coração aberto, coisas boas  acontecem! 

Chegamos no ponto de táxi da Praça da Figueira com nossas malas e conversamos com o Sr. Artur Gonçalves, telefone 9-62367306,  que logo no início se prontificou a cobrar 10 Euros e pronto!  É claro que aceitamos a oferta e fomos em uma manhã  muito linda, com o céu azul, diretamente para o Aeroporto de Lisboa!  Ao chegar,  nos despedimos e pedimos o cartão do Sr. Artur, pois como ele foi extremamente gentil e atencioso, a ideia seria justamente indicá-lo para outros amigos com viagem já marcada para Portugal.  

O aeroporto de Lisboa é enorme, e mesmo estando bem adiantadas, resolvemos despachar logo nossas bagagens e tomar o café da manhã no café Heineken! Seria mera coincidência...?  

Lembre-se de considerar tempo suficiente para as filas enormes, tanto do Raio X, como também da imigração, e claro para as comprinhas de última hora. Você não vai acreditar nas inúmeras lojas disponíveis no aeroporto, um verdadeiro shopping, onde poderá encontrar desde bacalhau até os produtos mais selecionados que imaginar. 

Embarcamos pela Air France, e fica como dica a compra dos bilhetes sempre com muita antecedência, pois com certeza conseguirá  preços realmente interessantes. 

A viagem é relativamente rápida, e o serviço de bordo foi muito bom! Só de entrar no avião e ouvir "bonjour Madame", eu já comecei a me sentir "chez moi".
Chegamos em Paris e como eu tinha reservado o transporte porta a porta, compartilhado, pela Super Shuttle, depois de pegar nossas malas, que levou um tempo danado para chegar, fomos procurar o motorista que estaria a nossa espera. No site da empresa ou em pesquisa no google, você terá todas as informações sobre o serviço, e ficamos felizes em poder utilizá-lo. Uma outra opção é também consultar o site do aeroporto.
 Aeronave que nos levou de  Lisboa à Paris
Serviço de bordo AF - lanche de salmão defumado, perrier e suco de tomate - que delícia!
 Nosso transporte do Aeroporto Charles de Gaulle-Paris
Palais des Congrès

Foi uma delícia rever nossos sobrinhos, e após conversar um pouco, aproveitamos o restante do dia para dar uma volta em Paris, e lá fomos nós direto para o Trocadero rever a  linda e maravilhosa Torre Eiffel, e depois decidimos ir direto para Montmartre, um dos  lugares que mais gosto na cidade luz! 

Dica: A igreja do Sacré-Coeur e a Place desTertres são imperdíveis, só que o melhor é se deixar levar pelas ruas deste bairro mais charmoso e pitoresco de Paris! Sente-se nas escadarias da igreja e aprecie a vista maravilhosa!

Música no Metrô Parisiense
  
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
  
 
 
  
Passeios de 2 CV em Paris, sim é possível!
Depois de passar uma noite maravilhosa na companhia dos nossos sobrinhos, e apreciar um peixe muito gostoso que a Daniela fez para o jantar, descansamos, pois no outro dia, a  jornada seria repleta de atividades. Acordamos cedo com o delicioso cheiro de café fresco e dos petits pains au chocolat que assavam, Daniela você realmente nos mimou! 

Por volta do meio dia a Kátia, uma amiga muito querida, gentilmente nos buscou e nos convidou para almoçar. O que também foi muito bacana e merece o registro, foi que Brice nos encontrou no restaurante pudemos começar a colocar a prosa em dia, pois fazia tanto tempo que não nos encontrávamos!

Depois do almoço, passeamos na Galeries Lafayette, e para apreciar uma sobremesa bem francesa, a Kátia nos levou para experimentar os famosos e deliciosos "macarons" da Ladurée. Para fechar esta tarde divina, fizemos um belo passeio pelas ruas de Paris!  Tudo foi perfeito, obrigada Katia e Daniela pelos momentos maravilhosos que nos propiciaram!

 
 
 Macarons de Ladurée
 
 
 
 
 
 
 
 
  
No final do dia, amigos franceses de longa data, nos buscaram para jantar com eles, e como eles moram perto da estação de trem Gare Montparnasse, combinamos que dormiríamos na casa dele, para facilitar a chegada na "gare"! 

A impressão que temos é que foi ontem que nos encontramos, e na verdade nos vimos pela última vez em 2007, ou seja, 7 anos se passaram até então! Revê-los foi muito legal, e o mais interessante é que para uma amizade verdade, não importa a distância e o tempo, pois o vínculo é tão forte que uma vez unidos, sempre unidos!

Laure preparou um jantar maravilhoso, começamos com um aperitivo, outro aperitivo, fiz caipirinha com a cachaça que levei em 2007, e passamos horas e horas conversando, rindo, e relembrando os bons momentos que já vivemos  e planejando os próximos! Sobretudo em ano de copa do mundo... se Brasil for campeão, e espero que seja, nossos amigos virão nos ver ainda em 2014! Estamos na torcida!

 Poulet Basquaise preparado pela Laure
Tiramisú também preparado pela Laure

 Café na Gare Montparnasse
 Vista do Trem 
 
 
 
 

Pela manhã, tomamos um delicioso café e partimos com Brice para pegar o TGV para Toulouse. 

Tudo foi tão perfeito que tive dificuldades para partir, a vontade de ficar mais um pouco era enorme, só que o tempo era tão curto..., o que sempre nos obriga a fazer escolhas!  E escolhi que deveria ir, justamente para poder voltar!

No próximo post contarei um pouco sobre nossos momentos em Toulouse e Carcassonne!

Até mais,
Abraços,
Cleide

Fotos: Cleide Gomes (todos os direitos reservados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário