domingo, 10 de junho de 2012

Lima aí vamos nós - primeiro dia! 2010

Realmente não encontrei meu site, então aqui vão as postagens sobre a nossa viagem ao Peru e ao Equador. 
Viagem realizada em Julho de 2010.
Como é bom viajar!
Em novembro de 2009 nossos amigos Macedo e Paula nos contaram que iriam para o Equador onde ficariam dois anos, pela FAB.
Até então não imaginado em ir passear na América do Sul, cheguei a cogitar de passear em Buenos Aires, Chile, Santiago porque Hugo, meu marido também cogitou algumas vezes de ir,  entretanto, Equador realmente não tinha pensado!
Agora, quando você vê uma imagem como essa, com certeza, decidi ir!
Vulcão Pichincha Equador - Foto de Cleide Gomes
Quando temos amigos que estão em lugares diferentes, devemos pensar que as possibilidades de conhecer outros lugares aumentam, e essa chance, temos que aproveitar.
o churrasco de despedida que Macedo e Paula fizeram, passamos bons momentos e lá eles nos convidaram para ir visitá-los, sem hesitar eu disse que iria, pois só de pensar que um lugar diferente me esperava, e ainda com amigos lá, aceitei logo e com prazer o convite! Meu marido e meu filho  optaram por não ir, e eu com vontade de ver o que poderia descobrir nesse lugar diferente.
Pensei que ir sozinha poderia não ser tão legal, e convidei minha amiga e prima,  a Iza,  para ir comigo. Ela aceitou desde que pudéssemos passar por Lima, pois tem amigas que moram naquela cidade. Para mim foi excelente, aceitei na hora e imaginei como poderia ser agradável viajarmos juntas em férias. Estipulamos como data o mês de julho, em 2010,  e começamos em fevereiro planejar nossa viagem. Com alguns ou muitos emails que trocamos decidimos que nos encontraríamos em Lima, e depois iríamos juntas para o Equador.
Após muitas pesquisas na internet, pensamos o tanto que seria agradável passar alguns momentos em Lima para conhecer um pouco do Peru.
Saí do Brasil no dia 09 de Julho, feriado local, às 008:25 e cheguei em Lima à 11:55,  nem  é preciso dizer como o aeroporto de Guarulhos estava completamente lotado! O voo teve duração de 5:30.
Aeroporto de Guarulhos - SP  -  Foto de Cleide Gomes
Antes de desembarcar,  parei no duty free e comprei chocolates, uma forma de trocar minha nota de 100 e ao mesmo tempo fazer um agrado para as pessoas que desde o mês de fevereiro me auxiliaram tanto, com dicas, sempre gentis. Por falar nisso reforço a importância do planejamento, ele nos dá um norte, e pode ser alterado a qualquer momento
Tinha reservado um hotel depois de muito pesquisar, Mariel Hotel, localizado em Miraflores. Como tinham o serviço de transfer, também optei por reservar, paguei 25 US, este valor é para uma ou duas pessoas. Ao sair do desembarque havia muita  gente oferecendo táxi, quando finalmente avistei uma pessoa com uma placa alta onde estava escrito meu nome, pude me sentir em casa.


Dica legal: 
Não troque dinheiro no aeroporto, cobram uma taxa aproximada de 08 US e o câmbio é muito baixo. Espere chegar em Lima!  Todos aceitam dólares e o câmbio em lojas, restaurantes ou mesmo nos cambistas era  1 U$ = 2,80 soles.

Aeroporto de Lima -  Foto de Cleide Gomes

Manoel se apresentou e fomos em direção ao carro, ele fez o caminho pela praia, e que vista! Realmente, vale a pena, agora é interessante destacar como as pedras são magníficas, enormes, fiquei imaginando quando ha terremotos, o que parece ser comum nesses locais.
O Oceano Pacifico é bem diferente, quando você chega na cidade de Lima, fica espantado com a quantidade de automóveis, as buzinas então realmente assustam, táxis, carros, caminhões e pedestres se misturam, para nos brasileiros, acredito que não seja muito diferente, apenas ressalto que tenho a impressão que dirigimos  de forma mais ordenada.

Chegando no Mariel Hotel, que fica  em Miraflores, fui direto para o apartamento deixar as bagagens e saí para a rua, os comércios locais são maravilhosos,  os preços não diferem muito, mas o desconto  se bem negociado é sempre dado. 
Link do hotel: http://www.mariel-hotel.com/tours.php
Dica legal: reservar o hotel pelo site http://www.tripadvisor.com , pois foi onde encontrei as melhores tarifas! 

Para trocar dinheiro é muito fácil, na cidade você encontra homens e mulheres com um colete verde, você diz quanto quer, entrega os seus dólares e imediatamente eles lhes dão os nuevos soles, sem taxa alguma. O interessante é que alguns parecem fazer uma marquinha na nota, para garantir a troca em caso de problemas, ou mesmo para identificá-las. Fui caminhando descobrindo a cidade em direção ao Shopping Larcomar, em Miraflores, ele fica encravado em uma pedra e vista é magnífica, tem uma bruma no ar que nos impede um pouco de ver a paisagem, mas, sinceramente, nada que atrapalhe as fotos ou mesmo o delicioso passeio.



No caminho encontrei o café  La Yapa. Uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, acompanhados de refresco custava 11 soles, sem a sobremesa, 08 soles.

Brasileiros em Lima são super queridos, nesse café havia uma senhora que me perguntou quando eu tinha chegado e como respondi que tinha acabado de chegar, ela me abraçou e deu as boas vindas.
Experimentei os pratos e adorei, depois de pagar sai caminhando novamente.
Cheguei no Larcomar e tirei muitas fotos, nesse local há vários restaurantes, as franquias americanas como Friday’ s, Starbuck’s coffee, e outras se espalham não so pelo shopping, mas por Lima também.
Achei um quiosque da Telefonica onde pude acessar a internet durante 15 minutos gratuitamente, passei um email para casa e continuei meu caminho.
Resolvi voltar para o hotel e pegar o ônibus, essa foi uma grande aventura, são ônibus escolares que vem dos EUA, na frente fica um cobrador que só falta te puxar para dentro deles, e vai gritando as direções todas, Arequipa , Arequipa … isso entra nos seus ouvidos e não sai mais… Cheguei inteira, desci um pouco antes da praça principal e fui para o hotel.
Quando o hóspede chega no Mariel ganha um drink cortesia, o pisco sauer, resolvi tomá-lo,  afinal esse é o aperitivo peruano mais conhecido, assim como a nossa caipirinha. 
O barman, Mauricio, super atencioso, preparou com muito carinho a minha bebida e, enquanto desfrutava do sabor maravilhoso desse drinque tão especial,  eu ia perguntando sobre o pais.



Depois disso tudo, como já era noite, resolvi descansar, pois Iza chegaria por volta das 23h.
Lá pela meia noite e meia acordei com alguém me chamando,  era ela, foi bom nos encontrarmos, conversamos um pouco e dormimos, pois no outro dia Gloria, uma amiga da Iza que ela conheceu em Pitsburgh viria nos encontrar.
Tomamos nosso café da manhã no hotel, que por sinal é muito bem servido.
A forma como elas se conheceram merece ser ressaltada. Iza mora há 27 anos nos EUA e sempre está disposta a ajudar pessoas. Gloria, uma verdadeira guerreira, como eu a apelidei, tem uma filha hoje com 16 anos, que teve um problema de saúde muito sério e teve que fazer uma cirurgia.
Iza com óculos escuros, Gloria à esquerda
e suas filhas - Foto de Cleide Gomes

A mãe, evidentemente defendendo a sua cria, brigou com o seguro e com muito custo conseguiu levá-la para os EUA, e foi aí que elas se conheceram. Alguém pediu a Iza para ajudar uma peruana e sua filha que estavam em Pit e precisariam de transporte,  e lá foi a Iza  com o seu coração aberto ajudar o próximo! Depois de tudo, acabou levando as duas para a sua casa, onde dormiram uma noite, e assim se tornaram amigas. Gloria nos recebeu como rainhas, eu que estava na carona aproveitei cada momento, pois nada melhor que ter alguém do país para lhe apresentar o que há de melhor.

Catedral de Lima - Foto de Cleide Gomes



Em seguida, tomamos um ônibus e fomos à Catedral de Lima, construída em 1555, abriga os restos mortais de Francisco Pizarro, conquistador espanhol, bem como diversas obras de arte em ouro e prata.Nesse local realmente posso afirmar que não me senti segura, até pedi à Gloria para chamar um táxi para irmos à Plaza de Armas, muito legal!



Nas próximas postagens, contarei a aventura que foi nosso passeio ao Cerro de San Cristoban, por 5 soles você adquire este passeio na Plaza de Armas, só que é bom se preparar, pois é com muita emoção!
Abraços,
Cleide

Nenhum comentário:

Postar um comentário